REMOÇÃO DE FIBROCIMENTO (DE ACORDO COM O DECRETO-LEI N.º 266/2007, DE 24 DE JULHO)
O amianto é uma fibra mineral natural extraída de rochas que, em tempos, foi largamente utilizado no fabrico de materiais de construção pela sua forte resistência, boas propriedades isolantes e preço acessível. No entanto, em Portugal, foi proibida a utilização/comercialização de amianto e/ou produtos que o contenham a partir de 1 de janeiro de 2005, de acordo com o disposto na Diretiva 2003/18/CE transposta para o direito interno através do Decreto-Lei nº 101/2005, de 23 de junho, por ser perigoso e prejudicial para a saúde.
O perigo do amianto decorre sobretudo da inalação das fibras libertadas para o ar, tudo começa com uma reação inflamatória provocada pela exposição prolongada às fibras que por serem muito finas, entram no trato respiratório, provocando uma doença progressiva que ao fim de um determinado período (cerca de dez anos) pode causar perda da capacidade respiratória. A exposição ao amianto pode causar as seguintes doenças: asbestose, mesotelioma, cancro do pulmão (o fumo do tabaco poderá ser uma variável de confundimento, agravando a evolução da doença) e ainda cancro gastrointestinal.
Contudo, a presença de amianto em materiais de construção em bom estado de conservação, que seja não friável e não esteja sujeito a agressões diretas pode representar um baixo risco para a saúde, que apenas com medições à qualidade do ar feitas com equipamento adequado e por técnicos especializados pode determinar a concentração de fibras de amianto no ar e a perigosidade para a saúde.
Como empresa consciente e preocupada com todos os riscos inerentes a esta atividade, mantemo-nos atentos a todas as técnicas inovadoras de forma a aperfeiçoar os métodos de trabalho e reduzir/eliminar esses mesmos riscos. Desta forma, a execução de todos os trabalhos que envolvem materiais que contêm amianto é feito com o máximo cuidado e atenção, cumprindo todos os requisitos exigidos na legislação em vigor.
Possuímos uma Unidade Móvel de Descontaminação devidamente certificada e no que respeita à gestão dos resíduos (perigosos) resultantes dos trabalhos de remoção de materiais que contêm amianto contratualizamos com empresa licenciada e especializada para o efeito, que se encarrega da sua entrega em local devidamente autorizado, bem como de toda a documentação legal exigida. O mesmo acontece com a recolha gravimétrica para medição da qualidade do ar e concentração de fibras de amianto respiráveis, que são feitas com equipamento adequado e por técnicos especializados.